Agência do Trabalhador de Mandaguari oferece cerca de 150 vagas

Segundo o último relatório da Agência do Trabalhador de Mandaguari, o município está oferecendo de 100 a 150 vagas. “Isso se deve aos empresários, que têm utilizado os serviços da Agência que, inclusive, não têm custo nenhum”, observa o gerente local, Alcebíades Mosconi, o “Biló”.

A Agência atende hoje com quatro funcionários, um gerente e uma secretária na área de limpeza e tem uma meta estabelecida pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP) de colocar 48 pessoas no mercado de trabalho por mês. “Mas a agência conseguindo empregar cerca de 60 trabalhadores todos os meses, graças às visitas e negociações que fazemos junto às empresas”, enfatiza Mosconi. O apoio da Prefeitura também vem sendo decisivo para que as metas sejam superadas com folga.

 A intermediação de mão-de-obra é uma atividade que objetiva (re)colocar o trabalhador no mercado de trabalho. Para isso, o Sistema Nacional de Emprego dispõe de informações acerca das exigências dos empregadores ao disponibilizarem suas vagas junto aos postos de atendimento do SINE.

SEGURO – Outra função da Agência é encaminhar o Seguro Desemprego, um benefício garantido pelo Artigo 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal. Para isso, são disponibilizados todos os formulários e orientações para que o trabalhador receba o benefício.

Por outro lado, a Agência oferece também através de parcerias, cursos profissionalizantes gratuitos. O município possui ainda o Conselho Municipal do Trabalho, composto por funcionários do poder público, empregadores e trabalhadores.