Mandaguari e Amusep prestigiam município de Flórida, território livre do analfabetismo

O município de Flórida (Norte do Paraná) foi declarado no sábado (19) Território Livre do Analfabetismo. É a 29.ª cidade paranaense a receber o título. Cerca de 800 pessoas participaram do evento de declaração, que começou com uma caminhada pelas ruas centrais da cidade até o Centro Comunitário Municipal, onde foi realizada a cerimônia oficial. Mandaguari esteve presente com alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o prefeito Cileninho, que foi convidado também na condição de presidente da Amusep (Associação dos Municípios do setentrião Paranaense).


Prefeito Cileninho ao lado da prefeita “Nena” (Flórida), do prefeito Fábio Chicaroli (Lobato) e os alunos do EJA de Mandaguari

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000 a taxa de analfabetismo no município era de 12,86%. Desde 2004, com a implantação do Programa Paraná Alfabetizado, o índice foi reduzido a 1,81%, tornando o município território livre do analfabetismo. “Alcançar a meta da superação representa um fato histórico para o município e seus habitantes. Acreditamos no desafio que nos foi proposto. Essa conquista é de todos nós, cidadãos de Flórida”, disse a prefeita Maria Aparecida Pirani Leoni, a “Nena”. “O município está de parabéns e a presença de Mandaguari com nossos alunos do EJA é uma forma de homenagear a população de Flórida e a prefeita Nena”, ressaltou Cileninho.


Participaram também da cerimônia a chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Vera Lúcia Aparecida Baroni Cassaro, o secretário municipal de Educação, João Nivaldo da Silva, os prefeitos de Marialva, Edgar Silvestre, de Paiçandu, Vladimir da Silva, de Santa Fé, Fernando Brambila, e de Lobato, Fábio Chicaroli, além de vereadores e lideranças da região.