LUTA CONTRA – DST/AIDS

A Campanha do Carnaval 2011 está direcionada aos Jovens na faixa etária de 15 a 24 anos de idade, com enfoque às mulheres, pelo aumento de casos de AIDS/HIV nesta faixa de idade e predominantemente no sexo feminino. Os jovens desta idade ficam preocupados em não engravidar e se esquecem que também podem contrair uma Doença Sexualmente Contagiosa ( DST’S / AIDS / HEPATITES VIRAIS ).



Os microorganismos podem ser transmitidos pelo sangue, sêmen e secreção vaginal. Nas relações hetero ou homossexuais com penetração vaginal, anal ou oral, sem a proteção do preservativo. Compartilhamento de seringas entre usuários de drogas e instrumentos que cortam ou furam não esterilizados. Da mãe infectada para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Lembrando que o vírus do HIV/AIDS não é transmitido pelo beijo, abraço, toque, carinho, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, tosse ou espirro, praticando esportes, fazendo uso de piscina ou na praia.

O uso correto do Preservativo é um dos meios mais eficazes para se proteger contra as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), incluindo o vírus do HIV/AIDS, e a Secretaria de Saúde, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, juntamente com todas as Unidades de Saúde do Município de Mandaguari orientam e distribuem gratuitamente os preservativos conforme protocolo do Ministério da Saúde, em caso de dúvidas procure uma unidade de saúde ou informe-se através do telefone 3233-3035.

Informamos também que temos o Kit para fazer o teste Rápido para detectar o Vírus do HIV (resultado sai em 20 minutos) , quem possuir idade superior a 18 anos nos procure na Secretaria de Saúde no Setor de Epidemiologia para orientação.
 

Rafael Gonçalves da Silva

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
SETOR DE EPIDEMIOLOGIA
INFORMATIVO ESPECIAL