Cavalgada ‘Caminho das Águas’ deve reunir 1.500 participantes

Mais de 1.500 cavaleiros e amazonas são esperados, neste domingo (26), em Iguaraçu, no noroeste do Paraná, durante a realização da IV Cavalgada “Caminho das Águas”. O número de comitivas deve ser superior a 200. O ponto de concentração é o Centro de Eventos da cidade. A iniciativa marca as festividades em comemoração ao aniversário de 62 anos de criação do município.

O passeio vai começar às nove horas. Os participantes vão desfilar pelas principais ruas da cidade e percorrer trechos de estradas rurais do município. Na chegada, as comitivas serão recepcionadas com o tradicional almoço, onde será servida Galinhada à Maria Caçadeira; o prato típico de Iguaraçu. Os convites custam R$ 10, para os cavaleiros e amazonas; e R$ 15, para os demais. Bebidas serão cobradas à parte.

Durante o almoço, haverá música ao vivo, com a apresentação de vários talentos da região. Após todos os convidados estarem servidos e satisfeitos, será a vez de Léo e Giba subirem ao palco e mostrarem os sucessos e o repertório da dupla.

Retomada

João Maria Capocci, da Comissão Organizadora, destaca que a cavalgada será retomada, depois de um intervalo de três anos. Na terceira edição, a mais recente, o passeio reuniu 1.700 cavaleiros e amazonas. “Estamos preparados para contar com a presença de mais de 1.500 participantes” destaca.

O prefeito Manoel Abrantes Neto, o Nelinho, ressalta que Iguaraçu reúne um grande número de “amantes” da cavalgada e que o município “não pode” ficar de fora do circuito de eventos do gênero promovido na região. “Vamos retribuir o carinho com que somos recebidos em outras cidades”, afirma.

Maria Caçadeira

O prato típico de Iguaraçu é inspirado em uma personagem folclórica da história do município. De origem indígena, Maria morava próximo a uma nascente. A cavalo, percorria a região, com os inseparáveis facão, na cintura, e a cartucheira, a tiracolo. Gostava de caçar perdiz e codorna, que eram a base da alimentação dela.

A Galinhada à Maria Caçadeira substitui as aves silvestres pelas domésticas. “Quem prova, repete”, garante o prefeito Nelinho.

O município de Iguaraçu foi criado pela lei estadual número 2.505, de 22 de novembro de 1955. Desmembrado de Astorga, foi instalado em 16 de dezembro de 1956.