Curso debate gratificação de diretores e recursos para obras na Educação

Nesta quinta-feira (22), a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) promove uma nova rodada de capacitação para secretários municipais, diretores, e servidores ligados à área da Educação. As atividades serão desenvolvidas na sede da entidade, das oito às 17 horas. O treinamento é em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), com apoio da Itaipu Binacional.

Entre os temas a serem apresentados estão o Plano de Ações Articuladas (PAR); a regulamentação das gratificações de diretores e coordenadores; os valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para 2018, por município; e a projeção da folha dos servidores do magistério e o impacto dela em relação ao Fundeb.

Os instrutores serão o arquiteto e urbanista, Tiago Lippold Radünz; o consultor da AMP, Jacir Bombonato Machado; e o membro titular do Conselho Estadual do Fundeb, no Paraná, José Dorival Perez. “Nos dias 12 e 13 de dezembro, tivemos a primeira etapa do curso na região da Amusep. Agora, vamos complementar os conteúdos e mostraremos sugestões do corpo jurídico da AMP sobre o acórdão 3.899/2017, do Tribunal de Contas do Estado, na questão da remuneração dos servidores”, destaca Machado.

Sistema de reivindicação de obras e recursos do Ministério da Educação, o PAR já autorizou o empenho de R$ 45,94 milhões para 130 municípios paranaenses. Na região da Amusep, nove prefeituras foram contempladas com R$ 2.512.361. O dinheiro é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e deve ser investido em compra de ônibus escolares e mobiliários para as escolas.

SERVIÇO

Curso de Planejamento do PAR, Fundeb e Plano de Carreira

Dia: Quinta-feira (22/03)

Horário: Das oito às 17 horas

Local: Sede da Amusep

Endereço: Avenida Nóbrega, 370, Maringá